top of page

Sou psicóloga e amo o que faço!


O melhor desta profissão é mesmo o que cada pessoa nos traz e o que aprendemos com isso. É o que faz com que estejamos constantemente em aprendizagem e evolução...


Não temos as disciplinas da "sensibilidade" ou "colocar-se no lugar do outro" na faculdade e, por mais que leiamos, só vamos sentir que o estamos a fazer, quando nos abraça o coração.


Sim, acredito que esta profissão, como tantas outras, é um trabalho ao serviço do Outro, por amor. Só assim faz sentido.


É um Dar completamente despido de tudo e qualquer coisa, quando aquilo que nos veste não se vê, mas é puro e genuíno.


Abraço esta profissão de corpo e alma, confiando que nada é por acaso, e que ajudo o ser humano a ajudar-se a ele próprio a abrir portas. O mérito é do paciente e há que deixar isso bem claro.

Sinto que a melhor forma de aprender é a ensinar e a transmitir aquilo em que se acredita. É dando o exemplo, desde os mais pequeninos até aos mais graúdos, que o cérebro assimila melhor (plasticidade mental) e compreende que o sofrimento faz parte do crescimento. No entanto, o psicólogo pode ajudar a diminuir esse sentir e a aumentar a qualidade de vida e bem-estar.


Em momentos de eco emocional, deve-se deixar o paciente "ventilar" (exteriorizar as emoções), apenas direcionando. É nestas pequenas GRANDES atitudes, que a pessoa sente que estamos lá, nem que seja para a ouvir e escutar, o que pode fazer toda a diferença.


FOCO é a palavra de ordem quando se entra em acompanhamento psicológico. Não nos devemos comprometer com demasiados objetivos e ideais, mas sim caminhar passo a passo ao lado do paciente, ou, por vezes até dar um passo atrás, para poder dar mais para a frente. Há um caminho a ser percorrido, onde se vão ganhando competências para fazer o "chão da casa". Só após pisar o terreno fértil, podemos avançar para as paredes, sabendo que vão acontecer alguns retrocessos que fazem parte desta jornada.


O paciente vai aprendendo a...

- Confiar na sua inteligência emocional e tantos outros super poderes que tem;

- Trocar a queixa pela aceitação de que todos falhamos;

- Por vezes, são as falhas que levam ao caminho da felicidade;

- Tornar-se uma pessoa cada vez mais vigilante dos seus pensamentos e atitudes;

- Não se subestimar ou anular;

- Acreditar para além do que se vê;

- Confiar no que sente;

- Reter que é necessário ser-se persistente;

- Extrair o bom da cada situação;

- Agradecer;

- E muito mais...


Esta profissão fascina-me dia após dia, pois aprende-se sempre com cada situação. Tal como o rio, o paciente desenvolve capacidades para contornar os obstáculos, embarcando numa viagem que vai ganhando rumo, objetivos definidos, limando arestas até chegar ao destino. Isso é muito bom! Faz-me sentir viva! É gratificante!


Enquanto psicóloga, pratico o mantra da Gratidão. Começo o dia com o coração agradecido, enviando amor a tudo e todos, acreditando que nada é em vão. O meu plano para a vida de qualquer pessoa que chegue até mim é ACREDITAR.


Nem sempre somos capazes de controlar o que bate à nossa porta, mas podemos sempre decidir o que fica e o que vai. É esta capacidade e este poder pessoal que vamos agitar dentro de cada ser e de cada coração. É dar um novo sentido à vida e confiar que o ciclo mais importante a reter é o AMOR!



Aqui ficam umas palavras para ti que estás a ler...


Repete baixinho: Eu sou luz, eu sou amor, eu sou fé.


Cuida bem do teu coração. Há quem faça morada em ti e há quem continue a sua viagem. Há trabalhos que vão para que outros possam ficar para te ensinar que a tua vida tem um propósito. Há momentos de correria e há momentos em que tens de parar para perceber qual é a tua missão.


Os dias mais desafiantes são aqueles que mais te fazem aprender. Onde te superas, arriscas e sei lá quantas emoções palpitam dentro de ti. Vale tanto a pena... porque é quando sentes até ao limite que aprendes a manter a c(alma) no coração.


Descomplica e deslumbra-te com a luz de quem te rodeia.

Só o bem importa.


Gratidão a todos os que me acompanham,

Sandra Anjos.

124 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page